SOBREVIVÊNCIA



Existem dois tipos de águia no Brasil: a do jogo do bicho e a águia-pescadora, pertencente à Família das Pandionidae, também conhecida como como águia-pesqueira, águia-do-mar, guincho ou sangual. Segundo oCEMAVE do IBAMA, a águia-pescadora (Pandion haliaetus) vem do hemisfério Norte, periodicamente, nos visitar.

Essa historinha edificante não diz qual das águias, ave de rapina da Ordem dos Falconiformes, teria o suposto comportamento descrito: a águia-pescadora, que nos visita de vez em quando, a Aquila chrysaetos, a Aquila heliacasua ou a sua famosa prima Haliaeetus leucocephalus o símbolo dos Estados Unidos e também conhecida como águia careca (bald eagle). (Veja Á águia careca americana, bald eagle - Haliaeetus leucocephalus.

Na verdade, nenhuma delas apresenta o comportamento descrito.

A mensagem com traços de auto-ajuda circula em mensagens, está presente em várias páginas da web e também possui versão em .pps.

Segundo essa lenda, ao completar quarenta anos de idade as garras das águias ficam flexíveis e não mais conseguem segurar as presas.
O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito.

As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!

Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
As águias frágeis, desprovidas de coragem, sucumbem ao envelhecimento. As mais corajosas, valentes e audaciosas tomam uma decisão radical: se refugiam no alto de uma montanha e iniciam um processo de automutilação.

É verdade que algumas águias vivem cerca de quarenta anos, é verdade que depois de certa idade elas não mais conseguem segurar as presas nem voar com a mesma desenvoltura. No entanto, esse processo de automutilação para o prolongamento da vida não existe, jamais foi constatado pelos ornitólogos.

A automutilação em animais ocorre em casos de doença e em situações de estresse principalmente quando mantidos em cativeiro. Não há registros dessa ocorrência fantasiosa fruto da imaginação fértil de algum denodado criador de parábolas exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário