ORIGEM E HISTÓRIA

ÁGUIA é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família *Accipitridae, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual. O nome é atribuído a animais pertencentes a gêneros diversos e não corresponde a nenhuma clade taxonômica. Por vezes, dentro de um mesmo gênero ocorrem espécies conhecidas popularmente por gavião ou búteo. Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes. Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte. Existem diversas espécies de águias, as mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-européia e águia-impérial-ibérica. Entre suas características possui um peso de até 6Kg, comprimento de até 1 metro, com uma envergadura de até 2 metros, poe até 3 ovos a cada vez,o tempo de incubação dura 35 dias e atinge uma velocidade de aproximadamente 100Km\h.As águias são também símbolos utilizados em vários contextos e culturas.
*ACCIPITRIDAE - é uma família de aves, que inclui a maioria das espécies de aves de rapina diurnas, como águiasbúteosabutres ou milhafres. Os accipitrídeos constituem uma das maiores famílias avianas, com cerca de 231 espécies classificadas em 65 géneros. O grupo tem distribuição mundial e pode ser encontrado numa enorme diversidade de climas e habitat. A maior concentração de espécies de accipitrídeos encontra-se, no entanto, em zonas de elevada productividade biológica, como florestas densas por exemplo, onde há abundância de potenciais presas. A maioria das espécies é migratória.
Os accipitrídeos distinguem-se dos falconídeos pelas técnicas de construção de ninhos (muito primitivas nos falconídeos), olhos amarelos, encarnados ou amendoados (por oposição aos olhos castanhos dos falcões) e diferenças na anatomia do esqueleto.
Os accipitrídeos são aves que se alimentam exclusivamente de carne, como predadores activos ou como necrófagos (como os abutres). Este modo de alimentação reflete-se na estrutura do bico, encurvado e aguçado, e tipo de patas, fortes e terminando em garras bem desenvolvidas. O tamanho e plumagem destas aves é muito variável e depende do habitat e clima que ocupam. Há accipitrídeos com envergaduras entre 50 centímetros e 3 metros, sendo as fêmeas geralmente maiores que os machos. Os accipitrídeos caçam as presas com o recurso do sentido da visão e por isso têm olhos grandes e enorme acuidade visual.
A maioria das espécies de accipitrídeos vivem em casais monogâmicos e muito territoriais que defendem uma área em torno do seu local de nidificação. O ninho é construído com gravetos e pequenos galhos e forrado com material mais suave, como ervas ou folhas.
Como aves de rapina, os accipitrídeos têm uma enorme importância ecológica e económica no controle das populações de pequenas aves e mamíferos, em particular os roedores nocivos às colheitas. A sua enorme sensibilidade à poluição faz destas espécies bons indicadores da qualidade do ar. O IUCN enumera muitas das espécies de accipitrídeos nas listas vermelhas. Nove destas espécies estão classificadas como em perigo crítico de extinção. As principais ameaças são a degradação de seus habitat e o uso de defensivos químicos agrícolas.
Os accipitrídeos eram classificados nos Falconiformes em sistemáticas mais antigas, mas, actualmente, são incluídos na ordem Accipitriformes; a Taxonomia de Sibley-Ahlquist propôs a sua englobação nos Ciconiformes.


BÚTEO - Milhafre, também conhecido por milhano ou bilhano, é a designação comum dada às aves do género Milvus e Circus da família Accipitridae. Nos Açores a designação corresponde às aves da espécie Buteo buteo ssp. rothschildi, também chamadas queimado ou águia-de-asa-redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário